sexta-feira, 20 de setembro de 2013

N9300 chinês Spreadtrum - instalando CWM e tornando-se root

Estes dias tive uma missão: voltar a vida um celular N9300 chinês, que seria exatamente este:


O celular estava no seguinte estado: aparecia a imagem da abelha na inicialização, após isso a palavra android, e reiniciava sozinho.


Buscando no amigo Google, deparei-me com este link: XDA - Spreadtrum SC6820


Teoricamente seria fácil, só ler o link e pronto, mas não foi tão simples assim, então vamos ao caminho das pedras:


1° missão - Instalar os drivers corretos no windows 7 64 bits


O windows possui um bloqueio de segurança onde drivers não assinados digitalmente não são carregados normalmente e, claro os xing-lings não tem nada assinado. Mas há uma forma de carregar o windows e pedir para ele ignorar esta checagem. Ao ligar seu computador, pressione F8 e selecione a opção “desativar imposição de assinatura de driver”. Após o carregamento do windows, vc estará pronto para baixar os drivers do dispositivo, que se encontram no caminho:




Depois dos drivers instalados, é hora de encontrar qual CWM é compatível com seu aparelho, e no meu caso (N9300 clone preto) foi esse:


No link do XDA indicado no começo do artigo há vários outros, dependendo do tipo do aparelho.



2° missão - Instalar o CWM via ResearchDownload


O Link do XDA indica uma forma de instalar via ADB, forma esta que não obtive sucesso, porém via ResearchDownload eu fui mais feliz, fazendo o seguinte:


Baixei a firmware “original” do meu aparelho, que é essa: Feiteng N9300


Após baixar a firmware, você terá todos os arquivos necessários para o processo.


Abra o ResearchDownload (baixado junto ao pacote Debug):



Extraia o arquivo do CWM baixado para visualizar o arquivo a ser usado:


Selecione a primeira engrenagem (a que possui 1 engrenagem) para abrir o
a firmware original do aparelho:


Note que apareceu a descrição ao lado do ponto de interrogação “SC6820 : SC6820_2.3.5_c909_hteng_s2_en_v06_bin” e a palavra “Ready” no rodapé esquerdo. Agora, selecione o 2° icone com 2 engrenagens para ir em “configurações” da firmware que está carregada.:


Note que todos os campos estão marcados, marque e desmarque o checkbox “Select All Files”, deixando marcado apenas o FDL1 e FDL2 (certifique-se que a firmware é a stock, eu tinha certeza que essa era a stock do meu celular)_ e  clique em  cima  da parte “”filename” da linha “Recovery” e selecione o img extraido do arquivo CWM., como mostra a figura abaixo:



Clique em OK, e o programa estará aguardando para iniciar o processo com a palavra “Ready” no rodapé.


Agora, a parte que é mais simples mas pode se transformar em difícil, conectar o celular.


Desligue o celular, retire a bateria, insira novamente a bateria, coloque o cabo no celular e no computador e após ligar o aparelho segurando a tecla de VOLUME - aperte o power. O windows tentará instalar o driver para  o modo recovery, e se ele conseguir instalar irá começar o flash do recovery.


Se tudo correr bem, você verá uma mensagem escrito “passed” em verde, e estará finalizado o processo de flash do recovery. O celular estará desligado. Retire a bateria, ligue o celular e aguarde para certificar que ele está normal.


Baixe este arquivo para virar root:




E passe ele para seu cartão de memória agora que seu celular está normalizado.


Acesse o CWM do celular (desligue e ligue o mesmo segurando o VOLUME -juntamente com o power, quando o celular tremer, solte o power e mantenha o VOLUME - até cair na tela do CWM) e selecione o arquivo que você colocou no cartão de memória. Instale e reinicie o celular. Perceba que agora ele possui a aplicação “Superuser”, sinal que você é root.

Link usado para referênca na escrita deste artigo: XDA


Data de criação - 20/09/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário